Trabalho e família: 4 dicas valiosas para conciliar

jun 14, 2019 | | 0 Comentários
Trabalho e família: 4 dicas valiosas para conciliar

Deixe de lado as regras básicas de convivência, pois não há nada básico nas relações humanas. Pense, então, como conciliar trabalho e família

Imagine um gráfico da sua vida, daqueles de pizza. As fatias? São muitas: estudo, trabalho, lazer, saúde física, saúde mental, amigos, família, relacionamento amoroso… A proposta aqui é focar em duas que, para muitos, são as principais e talvez as mais difíceis de conciliar: trabalho e família. Qual a porcentagem de cada uma dessas fatias no gráfico da sua vida? Uma está relacionada a outra?
Afinal, é preciso trabalhar para sustentar a família, por exemplo. Da mesma forma, um ambiente familiar adequado proporciona ao indivíduo disposição para trabalhar e ser um bom empreendedor ou funcionário. Um está interligado ao outro, portanto, é inútil evoluir como pessoa apenas em uma dessas áreas, ou se dedicar a uma de cada vez. O segredo não está na família ou no trabalho, mas na relação família trabalho.
O Centro de Estudos Avançados em Medicina e Psicologia - Re-Criar preparou dicas valiosas para quem busca conciliar essa relação. Não são regras de boa convivência familiar, ou regras básicas de convivência. Aliás, eliminar a palavra “regras” é a dica inicial.

1. Não existem regras

Cada relacionamento e cada família são únicos. O que funciona para um, pode não funcionar para outro. Cada família vai descobrir com o tempo como lidar da melhor forma com suas relações. Do mesmo modo, sua relação com sua empresa (que também envolve pessoas e relacionamentos) é única e progride conforme se aprende a lidar com os conflitos de trabalho.

2. Comece pela base

Antes de tentar conciliar trabalho e filhos, é preciso saber que a base da família é o casal. A primeira relação prejudicada pela extrema dedicação somente ao trabalho, deixando de lado a família, é a afetiva. Uma maneira de pensar como melhorar a relação a dois, é enxergar seu (sua) companheiro (a) de vida também é seu aliado, portanto, envolva-o (a) a seus interesses e até mesmo a seus conflitos. Ele (a) pode ajudar a resolvê-los. Deixe-o (a) participar de seu trabalho, levando-o (a) aos eventos em que são permitidos acompanhantes, mostrando também à empresa que ele (a) é importante para você e essencial para seu crescimento como funcionário ou empreendedor.

3. Envolva os filhos

Como conciliar trabalho e filhos? Essa nunca foi uma tarefa fácil. Os dois demandam atenção, dedicação e amor. Envolver seus filhos em seu trabalho pode ser uma boa ideia, em alguns casos. Por exemplo, se você for arquiteto, pode pedir que eles desenhem seus próprios projetos em uma folha de papel, com canetinha e lápis de cor, enquanto você desenvolve o seu, unindo, assim, a brincadeira e o trabalho. Contudo, nem sempre é fácil assim. Se seu trabalho não possibilitar essa integração, ou se a criatividade acabar, o segredo está nos horários. Tente conciliar o turno da escola com o turno do seu trabalho, para que tanto você quanto seus filhos tenham o mesmo tempo livre para aproveitarem juntos.

4. Saiba que sua vida é mais do que um gráfico de pizza

O exercício de imaginação sugerido no início deste artigo, de pensar que nossa vida é um gráfico de pizza dividida em fatias, ajuda a visualizar a vivência humana de forma mais concreta, mas não há como separar quem somos em cada fatia. Somos íntegros e inteiros em todos os setores. Família e trabalho podem ser imaginados, inicialmente, como duas partes separadas, até para tornar possível enxergar o quanto está sendo dedicado a cada um. Entretanto, no fim, elas se integram. A vida real é mais complexa do que o exercício de imaginação. São inúmeros gráficos de pizza, todos intercalados em um gráfico de sobreposição circular, no qual cada setor tem suas partes únicas e, ao mesmo tempo, tem partes integradas com todos os outros.

 

 

O Re-criar oferece possibilidade de discutir as relações familiares

Os profissionais da saúde interessados em entender e discutir formas de conciliar trabalho e família podem buscar cursos e eventos de aprofundamento na área. Em Caxias do Sul, o Centro de Estudos Avançados em Medicina e Psicologia - Recriar oferece este tipo de serviço.

 

Nenhum comentário até o momento.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *