Tempo de quarentena

mar 24, 2020 | Texto de Claudia Tessari | 0 Comentários
Tempo de quarentena

Orientações para passar o período de quarentena com mais serenidade e organização:

Acredito que a melhor forma de atravessar momentos de dificuldades e de incertezas é mantendo uma rotina. E nada melhor que a nossa rotina.

Nesse momento que nos encontramos distantes dos nossos afazeres diários, impostos pela quarentena da COVID-19, nos obrigamos a permanecer reclusos em nossas casas em tempo integral e disponíveis para realizarmos aquilo que a rotina – muitas vezes maçante- não nos permite. E agora, com o tempo disponível para ti, o que tu estas fazendo e como tu tens passado por ele? Usando para verificar mensagens, fazer postagens, apreciar a vida dos outros, ou ainda se entulhando de informações que nem sempre são verdadeiras?

Minha sugestão para passar esse tempo:

1.  Faça uso desse tempo com consciência. A quarentena vai terminar em breve e precisaremos estar preparados para voltarmos as nossas vidas, dos nossos amores, do nosso trabalho com o animo necessário para ir adiante. Então, quarentena não são férias! Ok?
2. Vamos organizar uma rotina?
a. As crianças precisam se sentir seguras, e  se este momento está tão delicado para nós, adultos, imagine para essas pequenos seres?
b. Converse sobre o que esta acontecendo e como tu, adulto, estas te sentindo nessa privação de um mundo lá fora. Acolha a insegurança e o medo que a criança pode expressar é um passo dado na direção da diminuição do sofrimento infantil.
c. Siga com as crianças, procurando colocar as mesmas tarefas  que elas faziam no período sem a quarentena.
d. Vamos manter o mesmo horário de acordar. Talvez o café da manhã possa ser mais demorado. Afinal, não precisamos correr para lugar nenhum.
e. Solicite a criança que auxilie nas tarefas da casa, como arrumar a mesa, guardar louças, cuidar e arrumar do seu quarto. Se possível faça atividades físicas com ela, que poderá ser um momento divertido e de muita conexão entre vocês.
f. Introduza a criança no preparo da alimentação. Nada mais interessante que aprimorar os sentidos através da elaboração de cardápios e preparação do alimento.
g. Horário de aula online.  Estimule seu filho a colocar o uniforme ou, pelo menos, a camiseta da escola. Isso fará com que ela se sinta mais próximo daquele espaço que ela tanto amo e que esta distante.
h. Tenham um tempo para brincar. Fiquem disponíveis, completamente disponíveis aos seus filhos; resgatem jogos de tabuleiro, jogos que foram  especiais para você.
i. Apresente esses  jogos especiais que lembrem a tua infância ao teu filho.
j. Determinem um tempo para as atividades em aparatos eletrônicos como jogos no tablet, vídeo game , e vídeos no celular. Estas atividades não podem e não devem ser a distração central.
k. Como não estamos de férias cuide da sua alimentação e do seu pequeno; nada de exageros, fast food todos os dias. Mantenha as frutas, legumes, muita água como alimentos de todos os dias.
l. Manter boas noites de sono: e falando em sono, “ vamos dormir e acordar no mesmo horário de sempre?” Isto é muito importante para que a criança e o adolescente possam sentir um contorno firme e amoroso. E no mais, divirta-se com seu filho.

O coronavírus está nos dando a oportunidade de nos reconectarmos com o que é mais importante na vida que é estarmos em contato com nós mesmos. E a você, o privilégio de estar confinado com seu filho.
Redescubra seu filho e redescubra você.

Nenhum comentário até o momento.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *