Como a medicina psicossomática pode fazer você crescer profissionalmente?

dez 31, 1969 | Constelações Familiares | 0 Comentários
Como a medicina psicossomática pode fazer você crescer profissionalmente?

Todos os profissionais da saúde podem se beneficiar com o aprofundamento do tema

Ao contrário do que muita gente imagina, o estudo e a aplicação da medicina psicossomática não são exclusivos para o ramo médico. A área abrange todas as pessoas que se propõem a tratar o ser humano de alguma forma. Praticamente todos os profissionais da saúde, portanto, podem encontrar benefícios amplos no aprofundamento dessa temática.
A medicina psicossomática, vale ressaltar, busca sempre ver o doente e não a doença. Dessa forma, quem passa a ser tratado pelos profissionais é a pessoa e não apenas o seu problema. A medicina clássica, em tese, deveria olhar para o ser humano como um todo. Entretanto, as emoções que fazem as pessoas adoecerem acabam não sendo avaliadas nas consultas tradicionais.
Na perspectiva da psicossomática, a importância de qualquer doença é fazer com que as pessoas se deem conta de algo, promovendo assim uma transformação de vida baseada naquilo que o problema quer mostrar. Não são conceitos religiosos ou místicos: quem adoece, adoece por algum motivo. A medicina psicossomática busca auxiliar as pessoas a entenderem as razões de cada uma dessas condições.
Sem deixar de lado o conhecimento estabelecido pela ciência, a medicina psicossomática promove a inclusão dos mais diversos saberes. O profissional da saúde que estuda esse ramo continua prescrevendo o remédio ou o tratamento que costumava dar antes de conhecer os conceitos da psicossomática. Ele fará isso, porém, com mais amorosidade, dando a oportunidade para que as pessoas possam compreender o seu adoecimento.

Recriar oferece possibilidades de aprofundamento na medicina psicossomática

Os profissionais da saúde interessados em conhecer mais a importância da medicina psicossomática podem buscar cursos e eventos de aprofundamento na área. Em Caxias do Sul, o Centro de Estudos Avançados em Medicina e Psicologia Recriar oferece uma série de possibilidades dentro dessa temática. Lembrando sempre que esse conhecimento visa ampliar o olhar dos profissionais perante o doente e não mudar o foco de atuação.

A fisioterapeuta Marina Stedile de Macedo frequentou um dos cursos disponíveis e avalia a experiência como uma evolução profissional e pessoal. “A psicossomática trouxe a possibilidade de um novo olhar para a doença. Um olhar mais amplo, que vislumbra não somente o diagnóstico e seus respectivos sintomas, mas também a visão da dor e do sofrimento do paciente. A doença dá a oportunidade para o paciente utilizar a própria doença como um despertar de consciência, ampliando a visão e permitindo assim um crescimento. Saliento ainda que esse crescimento ocorre de forma mútua, pois amplia também a visão do terapeuta sobre todos os aspectos envolvidos no tratamento, agregando muito valor como profissional”, avalia Marina.

De 28 de janeiro a 2 de fevereiro, ocorre no Recriar um módulo intensivo de verão focado na formação clínica em psicossomática. Em fevereiro, ocorre ainda o curso intensivo A Clínica Infantil em Gestalt Terapia: Teoria e Prática. Mais informações podem ser acessadas aqui.

Nenhum comentário até o momento.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *